segunda-feira, 25 de abril de 2011

li e reli


levei para o feriado "o exército de cavalaria" de isaac bábel. são contos sobre a campanha dos cossacos na guerra entre russos e poloneses na década de 1920. apesar de curtos, os contos de bábel sempre deixam uma marca profunda da crueza e mesmo da violência inerentes ao ser humano. descobri o autor lendo um romance do rubem fonseca, "vastas emoções e pensamentos imperfeitos", e não por acaso os contos dos dois autores tem muitas relações, na forma e no conteúdo, com frase curtas e incisivas. acho que por gostar muito do rubem fonseca, o meu conto favorito do bábel é o que ele mais elogia no romance dele, "a morte de dolguchov". segue um trecho desse conto, também citado em vastas emoções...

"Ele (Dolguchov) permanecia sentado com as costas apoiadas numa árvore. Uma bota de cada lado. Sem desviar os olhos de mim, ergueu cautelosamente a camisa. Sua barriga estava rasgada, as entranhas transbordavam sobre os joelhos e via-se o caração bater.

(...)

Trocaram poucas palavras, mas não consegui ouvir nada . Dolguchov estendeu seus documentos ao comandante. Afonka escondeu-os na bota e depois deu um tiro na boca de Dolguchov."

Nenhum comentário: