segunda-feira, 10 de maio de 2010

Futebol pra variar

Nesse meio de semana tem o jogo do ano (até então) para nós gremistas. Grêmio x Santos, quarta-feira aqui no Olímpico. Mas além de só falar sobre o futebol em si, hoje eu gostaria de ir um pouco mais longe. Estou gostando muito do discurso do Silas, de que o Grêmio tem um bom time, e que vai suar sangue e dar a vida em campo, essas coisas hercúleas. O que me encanta no futebol é isso, essa coisa meio mitológica, porque se tu for analisar é tudo muito parecido em campo. Nego joga com uns 5 zagueiro e mais 9 volantes, a bola fica ali pelo meio campo, aí de repente rola uma falta meio na intermediária, sobe os zagueiros pra área adversária, o meia mete no fedor, rola um furdunço por lá e aí sai um gol. Então sendo assim, meio banal o fato em si, o legal é isso, a história, a lenda, o cara que fez o gol com a cabeça sangrando, essas coisas. As vezes eu acho que muita gente encara esse esporte como o pessoal encara o cristianismo, como algo histórico em vez de mitológico. Tipo, Jesus era um cara massa, pregava uns lance lá meio bacana, crucificaram o pobre. É uma boa história, mas diferente de outras, todo mundo corre atrás de provas e não sei o que, e santo sudário, tudo para "comprovar" o Cristianismo. No futebol as vezes rola isso também. Outro dia chegou a rolar uma enquete na imprensa para ver se as pessoas achavam que o Grêmio era imortal ou não era. Um monte de gente começou a discorrer teorias sobre isso e tudo muito sério e críticas centradas e tudo o mais. Meu time já venceu uns jogos impossíveis, mas já perdeu pro Anapolina em casa, por 4x0. É só o modo do pessoal se expressar, passar uma energia pro time, algo assim. Nada pra ser levado muito a sério. Esse jogo de quarta é desse tipo, que se ganhar pode ser antológico, e se perder e der o sangue e talicoisa, não vai ser muito foda.
Mas é isso, sem mais delongas.

6 comentários:

Muchacho disse...

e eu que pensava que poderia meter a navalha no ferdinando que nem tchuns.

Muchacho disse...

pior que eu também acho um saco quem leva futebol muito a sério. essa moral de ficar fazendo gracinha por conta da rivalidade é uma coisa muito sem razão de existência (claro que escolhi o pior momento pra escrever isso, agora que o meu time recém levou uma naba do greminho). o pior é que tem uns que acham que futebol é ciência, tem até congresso internacional. que arriada.

cris disse...

thiago!!!

tu tem blog! mas, bah, tchê. por essa eu não esperava =)

pena que eu te-tes-to futebol, hahahaha. bjs!

Muchacho disse...

pois é cris, tenho. mas de vez em quando nós não escrevemos sobre futebol (0,2% das vezes). como você nos descobriu? beijo.

Ícaro Viana disse...

muito bom o texto, gostei mesmo :D

curriculocarloseduardo disse...

muchas gracias señor Ícaro.