segunda-feira, 19 de abril de 2010

a enciclopédia do futebol é o nilton santos

se já não bastasse o trabalho dos caras ser assistir e comentar futebol, tem uns comentaristas que ainda insistem em demonstrar algum lirismo em suas abalizadas opiniões. tem o maurício saravaiva, o doutor freud do futebol gaúcho, o pc vasconcellos que jura que é o herdeiro do nelson rodrigues e outros ainda.
esses dias, teve um próximo que comentava um jogo tipo cobreloa e milionários pela libertadores e falou assim: "não foi pênalti, porque para existir pênalti deve haver uma relação de causa e consequência. como o jogador se atirou antes, não houve a causa. portanto, inexiste a consequência que é o pênalti". particularmente, eu não entendi um cazzo, só enxerguei um malandro se atirando.
comentaristas de futebol, seus colegas que comentam a política internacional ou a situação econômica do país usam uma linguagem mais rebuscada porque tratam de assuntos um pouquinho mais sérios (as vezes mais rebuscada que o necessário). então, se quiserem demonstrar a erudição do seu vocabulário, escolham outra área, porque a galera tá afim de escutar alguém tipo o batista: "não foi pênalti porque o atacante deu o migué".

atualizando: a onda agora é falar do estado anímico dos jogadores.

Nenhum comentário: