sábado, 3 de abril de 2010

Contra a criatividade

Outro dia foi tratado aqui e acolá o lance das pessoas sempre terem uma opinião formada. Aproveitando essa deixa queria deixar claro minha insatisfação com outra coisa que me incomoda tanto quanto o excesso de opinião: o fato de hoje, todo mundo ter que ser criativo. Sério, cara, tá demais. Outro dia, sem querer, vi o nick de uma amiga da minha namorada no msn e era um trocadilho um tanto infâme, que não vou colocar aqui para não expor a pessoa, que é minha amiga também. Mas a verdade é que nem o nome mais dá para ser tradicional, tem que ser algo esperto. Ninguém mais coloca o nome assim, simples como ele é. Rogério ou Manoel não tem mais espaço. Provavelmente o que estará por aí é o Roger Roll, ou algo do gênero. As pessoas estão desesperada por serem sempre percebidas, para estarem sempre em pauta. E é óbvio que eu não me isento disso, e quando me dou conta, me sinto um puta rídiculo. Mas porra, não da para consertar o que já foi feito, só tento me policiar. O elogio que vem pela suposta criatividade é tão acolhedor que virou, sei la, tipo uma dose de alguma droga que te anestesia e te deixa com o ego bem mais inflado. E o pior é que as outras pessoas ainda dão corda para este tipo de coisa, isso é incentivado. Vejo umas propagandas tipo a da Smirnoff "pense em algo que ninguém pensou", e aquelas pessoas bonitas se jogando em uma piscina com um monte de pedaços de espuma dentro e felizes e só consigo pensar em "puta merda, como é que eu não sou tão legal assim?". Hoje, ser diferente não é uma opção, é uma obrigação. Cara, até o NERD é cool.
Pra mim fica aquela sensação de que existe algo errado por aí.

Um comentário:

Muchacho disse...

é que isso que te incomoda (e a mim também) não é criatividade, é a tentativa de ser notado sem existir um motivo claro para isso. manja aquela história de não perder a oportunidade de fazer uma gracinha e acabar sendo inconveniente... o problema é que ser inconveniente parece ser conveniente agora.