sexta-feira, 18 de junho de 2010

fique com as musas


puxa vida, o saramago se foi. eu não era realmente fã dele (por questões de gosto mesmo, ou ignorância, sei lá), mas sempre o associo a uma literatura que eu gosto muito, que é a literatura angolana. isso acontece porque, reza a lenda, o saramago era desafeto de um escritor chamado antónio lobo antunes (desse sim sou fã), por conta dessas coisas de ego (um ganhou o prêmio camões, aí o outro ganhou o nobel e assim vai...) e o lobo antunes escreveu um livro muito bacana chamado os cús de judas que conta a história de um médico nas guerras de descolonização em angola. daí rola essa associação meio tosca com o meu fascínio pelos livros do luandino vieira, pepetela, ondjaki, josé eduardo agualusa e mia couto (que é moçambicano, mas que eu também adoro).
na minha modestíssima opinião, a verve de um escritor tão denso (tanto em conteúdo como esteticamente) só favorece à renovação da literatura de outros países lusófonos. pena que essa onda de inspiração não chegou ao brasil, que há anos não revela um grande prosador.
só não desejo que o saramago fique com a paz do senhor porque, se ele me desse a honra de responder, reviveria pra continuar blasfemando com toda sua elegância.

Um comentário:

O Primo Distante disse...

Porra meu, que poeta!! Tu foi muito do poeta. Eu só li o ensaio sobre a cegueira (mil anos antes do filme, não que isso seja melhor ou pior, mas de alguma forma, e por alguma razão, eu me orgulho, meio bobamente, disso) e achei um bom livro. R.I.P. Saramago.