quinta-feira, 25 de março de 2010

quer que eu desenhe?

acabei de chegar de uma palestra motivacional oferecida pela prefeitura de viamão. sempre que assisto alguma coisa desse gênero acabo ficando pensativo. desta vez, por exemplo, eu fiquei impressionado com a quantidade de metáforas que se usa em um evento desses. o pior é que essas metáforas quase sempre são infelizes.
na verdade, não é só nas palestras que o mau uso das metáforas está presente. em qualquer conversa que tenha mais de cinco minutos alguém usa essa figura de linguagem para explicar alguma coisa.
será que o mundo se tornou mais poético? claro que não. na verdade, a impressão que eu tenho é que cada vez mais as pessoas tem dificuldade em lidar com idéias abstratas, e nessa dificuldade se utiliza a metáfora da maneira mais leviana para "exemplificar" aquilo que se tenta dizer.
eu sei que são poucas as pessoas que leem isso aqui, também não sou muito dado a "levantar causas", mas proponho uma campanha pelo fim da metáfora idiota e pela objetividade. vamos tornar o mundo um lugar menos cansativo de prestar atenção.

2 comentários:

O Primo Distante disse...

E normalmente a metáfora é tipo uma falácia. Galera usando da lógica de forma indevida.

Muchacho disse...

justo. só pra se gostosear.