sexta-feira, 26 de março de 2010

hã???

achei legal o que a paula (senhora do primo distante) escreveu sobre o direito dos sem opinião. realmente não tá fácil ficar frio. parece que ninguém mais (e não só o mundo intelectualizado, como já foi um dia) se contenta com um "sei lá" ou "não me interessa". rolou uma polêmica e a galera fica alvoroçada. de onde será que surgiu isso?
um desses franceses que falam da pós-modernidade disse que o individualismo acabou, o que me parece certo. acho que faz sentido porque muitas das opiniões que se escuta sobre qualquer coisa não parecem ter saído de uma reflexão pessoal e da necessidade de falar sobre determinado assunto. parecem sim, necessidade de fazer parte de um grupo: sou do grupo que acha isso, faço parte do movimento daquilo, sou a favor dos que querem aquilo outro. na verdade a opinião não é realmente uma opinião, mas uma demarcação de território.
se prestar atenção um pouquinho, é facil notar que todas as ditas opiniões e posicionamentos são parte de algum jargão. as frases feitas vem às dezenas e poucas vezes o que penso foi realmente pensado por mim. e isso tudo é um saco.
toda essa opinião e excesso de personalidade que nos é jogada na cara me parece na verdade uma forma bem sorrateira de indolência intelectual. porque ficar frio sobre o que não se sabe ou que não te diz respeito é uma forma sutil de inteligência e pode ser bem mais difícil do disparar o achômetro.

Nenhum comentário: