domingo, 24 de outubro de 2010

Ídolo


Eu já falei mil vezes o que me encanta no futebol. É a história, o mito. Título tem todo o santo ano. Até o Once Caldas uma vez ganhou a Libertadores, e o Porto foi campeão da Champions League. O que fica de mais importante, e é no que eu me colo, são as histórias que ficam. E como é bom ter um ídolo. Ano retrasado, o Grêmio foi segundo colocado no campeonato brasileiro, com um time totalmente meia boca e o Celso Roth era vaiado todo santo jogo.
Hoje, o Grêmio é 8° na tabela, e tem nego falando em título (escrevo isso pós grenal, empate com gostinho meio amargo). Porque? Porque tem um ídolo comandando um time.
Acho que isso tem muito a ver também com a eleição que vai rolar. O Lula é um ídolo, mesmo quem não gosta dele, acho que deve considerar o cara como uma figura importante. E agora temos dois candidatos que, nem de sombra, possuem a mesma aura que o Lula tem. O Brasil pode virar até um país melhor, mas acho que a crença, vai esmaecer. No caso, era como se o Renato saísse ano que vem. Nossa força ficaria abalada. A crença falharia.
Vocês podem ter certeza de uma coisa, uma vitória parece mais vitória, e mais heróica, e mais tudo, quando o time tem ídolo(s). É aí que é feita a história. Vou escrever uma coisa que não sei se rola entre os colorados, ou se é só descornamento de gremista, mas por exemplo, me parece que esse título do Inter, da Libertadores desse ano, ficou meio xoxo. Tipo, o Inter teve para perder muitas vezes, trocou o técnico, sequer tinha um time, e meio q do nada ganhou. Sei lá, até a repercussão ficou meio estranha. Acho que é sídrome de Roth.
Na minha opinião é importante o dirigente saber disso. Hoje, mesmo que o Grêmio não se classifique para uma Libertadores, nós, podem ter certeza, estamos contentes.

PS: Já começo a curtir o André Lima.


Um comentário:

Muchacho disse...

pior que o celso roth pode resolver o problema da seca no nordeste que ainda vai ser amplamente vaiado.

ah, acho que é só descornamento mesmo.