segunda-feira, 28 de março de 2011

um paradoxo?

tem uma coisa que eu acho muito curiosa: quanto mais introspectiva é a pessoa, mais ela fantasia sobre a sua própria capacidade "destrutiva", falo isso por experiência própria. nunca fui de ficar de muito papo com os outros, não necessariamente por timidez (sou tímido também) e sim por desconfiança (popularmente também chamada de chatice).
hoje em dia até que eu consegui ultrapassar a barreira de bicho do mato convicto, até falo com as pessoas dentro de uma certa normalidade. mas teve um tempo que eu praticamente rosnava para os outros, e essa distância acabava me tirando a verdadaira noção do "peso" das minhas palavras. por exemplo, eu achava que não era possível ter uma conversa franca com alguém porque talvez fosse magoar demais a pessoa com aquilo que eu dissesse.
essa falta de percepção é duplamente ruim, porque acaba te fazendo crer que você tem um poder que na verdade não possui e, obviamente, te afasta de tudo. na base de muita porrada, agora consigo ver que as minhas palavras (e as de qualquer um) podem magoar muito, irritar ou até mesmo ser ouvidas com indiferença, mas serão melhores que colocar o resto do mundo à margem e ficar tentanto adivinhar o que os outros pensam ou sentem.

ps.: mesmo com todo esse progresso, continuo acreditando na máxima que diz que as palavras só valem a pena quando forem melhores que o silêncio.

Nenhum comentário: