sábado, 6 de novembro de 2010

o além

terminei de ver o lost e este último episódio me fez pensar sobre uma das coisas da vida que mais me incomodam: a morte. essa coisa de além nunca foi tranquila pra mim porque acho que sou uma das pessoas menos espiritualizadas do mundo. esse assunto surgiu na minha infância de uma maneira tão opressiva que eu decidi só não pensar mais em deus ou deuses ou em buda. só sei que isso me apavora porque, racionalmente (embora esse assunto não envolva racionalidade), não consigo acreditar em nada que as religiões mostram. por outro lado, me é ainda mais difícil conceber o nada após a morte, no caso de realmente não haver nada. aliás, o ateísmo contém um certo paradoxo, porque até para acreditar que realmente não existe nada quando acaba a vida é necessário um certo tipo de fé.

Nenhum comentário: