sexta-feira, 26 de novembro de 2010

5 Anos da Batalha dos Aflitos


Hoje faz 5 anos que rolou uma das coisas mais emocionantes em futebol que eu já vi. A histórica batalha dos aflitos, o dia em que o Grêmio ressurgiu e voltou para a 1° divisão. Eu estava com o Muchacho e uma amigo que torce para o Juventude, na casa desse último e foi muito difícil pra mim quando o puto do Djalma Beltrami apitou aquele penalti. O Grêmio passava por uma crise financeira sem precedentes, no começo daquele ano, restou 6 jogadores no Olínpico, 6. Nem pra um time tinha, quiçá reservas. Eu só pensava “O GRÊMIO VAI ACABAR, O GRÊMIO VAI ACABAR!!”

Foi um horror, eu me sentei no chão, coloquei os cotovelos apoiados nos joelhos, e as mãos na cabeça. Era quase como se alguém chegasse e me avisasse que uma pessoa muito próxima havia morrido. Eu me lembro de xingar e de dizer pra tirar o time de campo, o que resultaria em merda total. Mesmo se o goleiro do Grêmio defendesse, teríamos mais de 10 minutos de jogo com 7 em campo. Impossível!! Me desesperei.
Bom, mas aí o Ademar bateu o penalti e a bola bateu no joelho do Galatto e subiu pra escanteio. Eu saí gritando até a sacada, foda-se que ainda tinha uma eternidade de jogo. Eu fiquei gritando na sacada e tinha um pessoal no meio da rua pulando, quando vi o Muchacho falando assim
“Olha lá, o cara vai fazer o gol...”, voltei correndo, porque achei que era o o Náutico, quando vi o Anderson já estava comemorando na linha de fundo. Cara, no mesmo pé que eu vim pra ver, voltei pra sacada gritando e nisso já tinha um pessoal chorando deitado no meio da rua. Aí foi um aperto até o final, os jogadores do Náutico perderam as forças e o juiz, cuja mãe provavelmente é uma mulher de índole dúbia, apitou o final. Eu corri pro telefone e liguei pro meu pai e gritei
“É IMORTAL!! É IMORTAL!!!”. Lógico que meu pai já estava chorando, e nessa altura eu também. Depois liguei pra minha vó, na época com 80tinha, e ela gritava muito, e eu só gritava Grêmio, Grêmio. Depois fui na Goethe tomar umas geladas. Foi assim, a exatos 5 anos atrás, do caos total pro êxtase em questão de minutos.

O Muchacho acha um saco esse lance de alma castelhana do Grêmio. Na real, eu acho que até que se eu não fosse gremista, eu odiaria o Grêmio. Porque esse lance da mística e tal, vem da mesma verve do gauchismo, e eu também acho um saco o lance do gauchismo. Mas quer saber, o do Grêmio eu acho o máximo. Adoro dizer que é imortal, que somos nós contra o mundo, que a CBF tá sempre nos atolando, a mística da imortal jaqueta tricolor, gosto até de ver o Peninha falando. Afinal, é tudo história mesmo.

2 comentários:

Muchacho disse...

o foda desses papos de gremista imortal é que, na verdade, a "batalha dos aflitos" foi um jogo contra o náutico pela segunda divisão que o grêmio só precisava empatar e tomou um horror.

O Primo Distante disse...

Exatamente, inclusive o jogo, antes de acontecer tudo isso, estava uma merda. Mas é como eu disse, o que importa pra mim é a história, o mito. O resto que se exploda. Senão, vai ser o que realmente é, 22 caras correndo atrás de uma bola, durante 1 hora e meia. Mas a gente sabe que não é só isso.