segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Um Homem Sério, Batazar, o Universo e outras cositas más

Outro dia o Muchacho escreveu que viu Um Homem Sério, e pela indicação fui conferir. É um excelente filme. Mas mais legal de tudo é a moral da história. Nem vou me preocupar em contar o que acontece, vou me ater somente ao que me martelou a cabeça até hoje.

A maioria das pessoas, acham que o universo tem uma espécie de lei de compensação. Achamos que o universo, é justo, que existe uma força que vai te recompensar por tudo de ruim que te acontece. Vocês conhecem a "moral do Baltazar?". Bom, vou contar. Baltazar era o centroavante do Grêmio em 1981, ano em que o Grêmio ganharia seu primeiro título brasileiro. Na final contra o São Paulo - que possuía 7 jogadores da seleção brasileira -, no primeiro jogo, houve um penalti para o Grêmio, e o Baltazar errou. Na saída de campo, ao ser entrevistado ele disse "Hoje eu errei o penalti, mas Deus vai me ajudar, e eu vou fazer o gol do título.". E ele fez. É dessa crença que estou falando. Não quero nem me ater a religião. Mesmo os ateus e agnósticos, acreditam nisso, que as coisas darão certo, que existe uma força de justiça por trás de tudo. O filme diz que não. Passamos o tempo inteiro acreditando que o personagem principal vá ter uma reviravolta em sua vida, e que as coisas darão certo, simplesmente porque ele merece. E, já contando o final, isso não acontece. A vida é dura, a vida é aleatória, se a justiça acontece, é por simples sorte, ou por contingência. É duro de ver, de encarar as coisas assim. Mas acho que hoje em dia, encaro as coisas assim também. Ninguém vai te salvar, e sim, precisa-se de sorte.

Nenhum comentário: